FOTOPROTETORES ORAIS AJUDAM A PELE NO VERÃO

Chegou a estação mais esperada do ano, o verão, e com ele estamos mais expostos aos raios ultravioleta que são responsáveis pelo fotoenvelhecimento e câncer de pele.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu pelo segundo ano consecutivo o Dezembro Laranja, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do câncer da pele, tipo mais prevalente no Brasil e no mundo, além de mostrar que com atitudes simples é possível se prevenir.

COMO PROTEGER A PELE NO VERÃO

Medidas simples como evitar exposição solar, principalmente durante os horários de pico (das 10h às 16h), uso de filtro solar indicado para seu tipo de pele, vestimentas apropriadas, chapéus de abas largas, óculos solares com proteção adequada, alimentos e fitoterápicos que atuem como fotoprotetores orais são indicados.
Os fotoprotetores orais previnem o envelhecimento da pele gerado pela exposição solar, além de manterem o bronzeado. Porém, é importante salientar que não devem ser usados como único método de proteção, mas sempre associados a outros métodos.

PRINCIPAIS FOTOPROTETORES ORAIS

Vitamina C: o L-ácido ascórbico é um co-fator essencial para a síntese de colágeno e possui capacidade antioxidante. Além disso, também melhora a função de barreira da epiderme. Fontes: goiaba, acerola, limão e laranja.
Vitamina E: tem ação antioxidante e combate os radicais livres. Possui efeitos protetores incluindo redução do eritema, fotoenvelhecimento, fotocarcinogênese e imunossupressão. Fontes: nozes, grãos integrais, peixes e óleos.
Selênio: possui defesa contra o estresse oxidativo por sua característica antioxidante. Fontes: castanha-do-Brasil, salmão, farelo de trigo, ostras cruas, entre outras.
Flavonóides: possuem excelente ação antioxidante, além de ação anti-inflamatória e anticarcinogênico. Fontes: chá verde, amora, uva, couve e café, entre outras.
Carotenóides: são encontrados nas frutas e vegetais, conferindo a cor vermelha alaranjada. Possuem efeito preventivo contra os danos celulares fotoinduzidos. Fontes: tomate, mamão, cenoura, abóbora, manga, brócolis e agrião, entre outros.

Um detalhe importante é que o consumo deve ser feito de maneira regular, antes de se expor ao sol, para que a fotoproteção sistêmica ocorra.

RECEITAS DE SUCOS FOTOPROTETORES

Suco Laranja fotoprotetor
Suco de 2 laranjas
1 fatia pequena de mamão
1/3 de cenoura
1 castanha-do-Pará
Gelo a vontade
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e consuma imediatamente.

Suco roxo fotoprotetor
1/4 de beterraba crua
1 xícara de amora
100ml de suco de uva integral
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e consuma pela manhã.

Artigo de especialista – Bruna Schmidt

logo-natue

☀🌴🌊👙☀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.