COMER EM FRENTE À TV FAZ MAL?

logo-natue

Em muitas casas a televisão costuma ficar na cozinha, na copa ou no local em que as famílias realizam suas refeições. Para muitas pessoas também é comum comer em frente ao computador para “não perder tempo” e continuar trabalhando. No entanto, esses costumes podem provocar consequências muito ruins à saúde.

As crianças são as principais prejudicadas, pois esse hábito pode levá-las ao sobrepeso por serem mais propensas a consumirem maiores quantidades de alimentos ricos em gorduras e açúcares. Além disso, a distração com desenhos e filmes faz com que o processo de mastigação não seja realizado de forma correta, muitas vezes mais rápido do que o necessário e isso também garante maior quantidade ingerida.

Nessas horas elas costumam consumir mais batata-frita, biscoito, doces, refrigerantes e comidas rápidas como fast food e pizza. Isso conduz ao sobrepeso, obesidade e a outras doenças como diabete e colesterol alto.

Ao invés de consumir comida rápida, o melhor é optar por uma maçã, cenoura, salsão, pipoca sem manteiga e sucos naturais, que são opções mais saudáveis e não prejudicam a saúde do seu filho. Porém, não são apenas os pequenos que tem esses costumes, os adultos também sofrem muito com esse problema.

COMER EM FRENTE À TV CAUSA PROBLEMAS À SAÚDE

Assistir televisão inibe a sensação de saciedade, já que o cérebro está focado em outras coisas, ou seja, no que estamos vendo, e com isso comemos mais sem perceber. Normalmente as pessoas que mais assistem televisão são as que se alimentam pior, além de manterem uma vida sedentária e não praticarem exercícios físicos.

Assim, devemos mudar o hábito de carregar alimentos para o sofá quando sentamos em frente à televisão. É preciso buscar ao máximo reduzir as horas que passamos em frente à TV, comer na cozinha e fazer com que o companheiro do jantar não seja um eletrodoméstico. Nada melhor do que uma conversa em família para falar sobre o dia que tivemos e compartilhar momentos com os filhos.

Por isso é tão importante que existam regras na alimentação, como horários definidos para se alimentar, e os pais devem fazer com que a criança encare a hora da refeição como algo prazeroso e tranquilo. Como todos sabem, as crianças têm o comportamento dos pais como referência, por isso criar o hábito da família fazer as refeições à mesa é o primeiro passo para a mudança. Escolha pelo menos uma ao dia! Senão conseguem almoçar, pratique esse hábito no jantar. Além disso, fazer preparações coloridas e com sabor contam muitos pontos para chamar a atenção dos pequenos. E como um hábito que precisa ser criado, ele deve ser repetido várias vezes até se tornar algo que já está dentro da rotina. Então, partindo do princípio que não é uma “missão” fácil, mas tampouco impossível, pratique a alimentação em família e os frutos serão colhidos lá na frente!

Artigo da Nutricionista – Gabriela Cecchetti*

logo-natue

2 comentários sobre “COMER EM FRENTE À TV FAZ MAL?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.