Feira dedicada ao design colecionável acontecerá entre os dias 10 e 14 de agosto no Jockey Club de São Paulo.
Primeira e maior feira de design-arte do Brasil, com patrocínio master do Bradesco Private Bank, a MADE (Mercado.Arte.Design) apresenta-se pelo quarto ano consecutivo na capital paulista, entre os dias 10 a 14 de agosto, no Jockey Club de São Paulo. O evento segue como o principal fomentador de conteúdo sobre o tema, unindo num só endereço marcas, galerias, exposições internacionais e a nova geração do design nacional, além de uma agenda diária de talks com a participação de grandes nomes do segmento.
Reafirmando o compromisso de trazer novidades a cada edição, este ano a MADE lança um novo conceito, batizado de Paper MADE – espaço onde o papel é o suporte criativo para todos os artistas. Além disso, a feira fechou uma parceria inédita com a Adorno Design Platform, um novo portal dinamarquês de e-commerce dedicado ao design colecionável, e que levará com exclusividade as peças dos designers para o mundo. Por fim, criou-se o Prêmio MADE de Inovação, mais um importante passo para o reconhecimento do design autoral, e que premiará os três melhores produtos de 2016, com troféu desenvolvido por Marcelo Rosembaum (eleito o designer do ano de 2015). Para tanto, a escolha será feita pelo juri do Conselho Consultivo MADE, formado por Maria Helena Estrada, Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Jorn Konijn e os novos membros Mauricio Eugênio e Corinna Sagesser, além dos curadores da feira Waldick Jatobá e Bruno Simões.
Para esta edição estão confirmados novos e grandes nomes do mundo do design:
– 80e8 (SP)
– Adorno Design Platform (Copenhague)
– Alva (BH)
– Ana Neute (SP)
– Andrea Bandoni (SP)
– Artemobilia (SP)
– Artesol e Sep Verboom (SP + Bruxelas)
– Bianca Barbato (SP)
– Clube de Colecionadores do MAM (SP)
– Caio Lobo (PE)
– Carol Gay (SP)
– Casa Castillas (SP)
– Centro Universitário Belas Artes (SP)
– Claudia Moreira Salles e Dpot (SP)
– De Carvalho Atelier (SP)
– Demian Quincke (BH)
– Editora BEI (SP)
– Eduardo Borém e Rosa Pink (SP)
– Estevão Toledo (SP)
– Estúdio Rika (SP)
– Gabbo Torres (SP)
– Gabriel Bueno (SP)
– Galeria Nicoli (SP)
– Jóia de Artista/ Talento (SP)
– Get Lost (Curitiba)
– Gustavo Bittencourt (RJ)
– Humberto da Mata (SP)
– Inês Schertel (São Francisco de Paula, RS)
– Jorge Elmor (Curitiba)
– Juliana Vasconcelos (BH)
– Leandro Garcia (Curitiba)
– Leo di Caprio e Ana Moreno (SP)
– Lurca (SP)
– Melissa (SP)
– Murilo Weitz (SP)
– Nicole Tomazi (PA)
– Nolii/ Andrea Macruz (SP)
– O Formigueiro (RJ)
– Omer Polak (Tel Aviv)
– Outra Oficina (SP)
– Papelaria (SP)
– Paulo Goldstein (SP)
– PAX.ARQ (SP)
– Persol (Agordo, Itália)
– Plantar Idéias (SP)
– Rahyja Afrange (SP)
– Re.de.sign (SP)
– Ricardo Graham/ o Ebanista (RJ)
– Roberta Rampazzo (Londres)
– Rodrigo Ohtake (SP)
– Rodrigo Silveira (SP)
– Suíte Design (SP)
– Tiago Curioni (SP)
– Vermeil (SP)
– Woo Design (Piracicaba)
– Yankatu (SP)
Design nacional, internacional e obras interativas
A MADE trará designers nacionais e internacionais para envolver o público com instalações sensoriais e interativas. Os nomes responsáveis por instigar esses sentidos são: Superstudio (Itália), Eric Rieger para Melissa (Estados Unidos), Attilio Baschera e Gregório Kramer para Donatelli (Brasil). Além dessas, outras instalações que também estarão presentes são: (In)vasão para Persol (Brasil), Tok&Stok (Brasil), Contain-it (Brasil), Talento (Brasil) e Belas Artes (Brasil).
Com o objetivo de incentivar o trabalho colaborativo e a união das idéias para criação de novas artes, a MADE, em 2016, homenageará a Droog, grupo de design holândes coordenado pelo autor e curador Renny Ramakers. A empresa desenvolve novos conceitos e cenários para os produtos, espaços, eventos e ferramentas de comunição. Utilizam a beleza e a experiência com simplicidade, sempre com um toque autoral, mas respeitando as formas e matérias existentes.
Talks:
Os talks acontecerão no Espaço Bradesco Private Bank, de terça a domingo, com número limitado de vagas. Um dos palestrantes já confirmados é Pascale Mussard, herdeira da Hermès, que falará sobre sua grife Petit h! que reutiliza as sobras das bolsas de couro, lenços de seda e de outros materiais como cristais, porcelana e vidro. Com essas matérias-primas, ela cria objetos de design, que usam também retalhos e peles da Hermès. Outros palestrantes já confirmados são: Droog, Superstudio, Jóia de artista/ Talento e Zesty Meyers. A programação completa das palestras e horários está disponível no site da feira: MADE
Informações do evento:
Data de realização: de 10 a 14 de agosto de 2016
Horários: Terça a Sexta das 13h às 21h
Sábado das 12h às 21h
Domingo das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo – Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 (vallet no numero 1.263) – Cidade Jardim, São Paulo
Valor do Ingresso: Terça a Quinta: Entrada gratuita
Sexta a Domingo: R$20,00
Meia entrada para idosos e estudantes: R$10,00
Sobre a MADE -Mercado .Arte.Design
Surgiu em 2013 nos moldes de uma feira internacional de design high-end e de coleção, realizada anualmente na capital paulista. Organizada pela W/Design de Waldick Jatobá, durante o Design Weekend-DW!, tem como sócio Elcio Gozzo, curadoria adjunta de Bruno Simões e cenografia do Estúdio FM, do arquiteto Flavio Miranda.
Em abril de 2015, o projeto MADE estreiou internacionalmente com a edição “MADE a Milano“, uma exposição de designers contemporâneos brasileiros realizada em paralelo à maior feira de design do mundo sendo este reconhecido como um entre os mais importantes do circuito.