Qual a Vida Útil de um Tênis?

Cuidados podem evitar lesões durante os exercícios!

Foto Reprodução

A vida útil de um tênis é de dois a três meses para quem treina todos os dias.

As lesões mais comuns dos esportistas amadores são as musculares de membros inferiores, de tendões e ósseas. Estiramentos, rupturas, tendinites e até fraturas porover use (repetição de movimento) também acontecem bastante. Mas, existe uma forma de evitar esses problemas?

O aspecto da prevenção é muito importante, segundo o ortopedista e especialista em cirurgia da coluna vertebral, Maurício Marteleto. “É essencial fazer um bom preparo físico, tanto do ponto de vista cardiovascular quanto do músculo esquelético, além de sempre alongar antes e depois do treino”, orienta o especialista.

Um programa de treinamento compatível com o perfil físico de cada pessoa também é essencial, além do fortalecimento de alguns grupos musculares. “Para o esportista amador o ideal é se juntar a um grupo que tenha um preparador físico profissional. Existem várias empresas que prestam esse tipo de orientação e preparam as pessoas para provas de corrida de rua, por exemplo”, indica Marteleto.

 Segundo o ortopedista, o calçado também deve ser a preocupação daqueles que querem prevenir lesões. O ideal é investir parte do orçamento para comprar um bom tênis que reduza o impacto. Além disso, devemos lembrar que todos os calçados têm vida útil. “No caso de esportistas que treinam todos os dias esse período é de dois a três meses. Não mais do que isso, pois o tênis perde a capacidade de absorver o impacto e pode causar lesões”, explica.

 Se durante a prática esportiva você sente algum desconforto nos membros inferiores é importante procurar ajuda médica. Nos casos em que o paciente relata dor durante a caminhada, além de exames específicos de imagem, o ortopedista analisa a marcha do paciente e observa o desgaste na sola do calçado para identificar possíveis alterações no caminhar.

“A pisada correta gasta mais a porção lateral do calçado. Desgastes na porção interna da sola, por exemplo, é indicativo de pés planos e o médico poderá avaliar a necessidade de tratamento. Outras vezes, alterações na pisada podem sinalizar problemas na coluna. Se não tratar a causa, a lesão pode se tornar mais séria”, esclarece o especialista.

4

 Sobre o Dr. Maurício Marteleto

Dr. Maurício Marteleto Filho é médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. Há mais de 10 anos atua na área de cirurgia da coluna vertebral, sendo membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral (SBPCV) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral.

11 comentários sobre “Qual a Vida Útil de um Tênis?

      1. Como você seleciona as matérias? Eu, por exemplo, acho que iria passar reto no lance quanto duram os tênis. Li e pensei “Mariel, você é muito burro. Como nunca se perguntou isso?”. Então fiquei curioso sobre o critério editorial.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Olha pra mim, minhas postagens funcionam assim… se eu ler algo e achar interessante acabo postando, penso que seria legal as pessoas terem conhecimento. Já sobre minhas publicidades tenho que pensar em uma maneira que ficará legal expor. Espero estar fazendo corretamente, por falar nisso, você trabalha com marketing? Se sim poderia me dar umas dicas 🙂 Eu tenho um defeito, posto coisas que me agradam não sei expor coisa alguma que não me agrada. É isso espero ter respondido sua pergunta. Um lindo final de semana pra ti! ❤ Bjs Bjs

        Curtir

      3. Respondeu sim. Trabalho com marketing, sou da área criativa. Você está fazendo campanhas com o que há de melhor: conteúdo verdadeiro. A verdade liberta, mas também vende uma barbaridade.

        Curtido por 1 pessoa

      4. Bem, vender barbaridade ainda não é meu caso, pois meu blog é muito novo, mas vamos caminhando… semeando plantando e seguindo a vida! Espero estar fazendo um bom trabalho! Obrigada pelas palavras! ❤ Bjs Bjs

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.