O segredo para cuidar da pele oleosa é seguir uma rotina. A escolha dos produtos para a pele oleosa é o que garante uma diferença perceptível na aparência da pele. Aqui vai o roteiro a seguir.
Limpe
“Higienizar a pele com sabonete ou gel de limpeza é fundamental para cuidar da pele oleosa, ao acordar e antes de deitar. Importante pra remover as impurezas que obstruem os poros, provocam acne e impedem a absorção de tudo que a pele for receber na sequência”, fala Flavia.
Tonifique
Poucas pessoas efetivamente o usam, mas o tônico ou adstringente é indispensável nessa época do ano na hora de cuidar da pele oleosa. “O ideal é aplicá-lo com movimentos compressivos, para fechar os poros”. Aí, em seguida, você está liberada para colocar ou se expor à poeira do dia a dia.
Acalme
Pele oleosa geralmente é sensível, sabia? “A água termal é sempre excelente para refrescar a pele. Ela não elimina a oleosidade, mas serve para proteger e diminuir o brilho. Por ter uma concentração de minerais maior do que a água comum, tem ação anti-inflamatória, cicatrizante e protege a pele da poluição, do cigarro e dos efeitos nocivos dos raios solares, por combater radicais livres”, fala Flavia.
Pode ser borrifada várias vezes ao longo do dia, principalmente para quem sofre com cravos e espinhas, pois ajuda na cicatrização.
Hidrate
Pele oleosa precisa de hidratante sim! Aliás, esse pode ser um dos mitos e verdades da espinha.
“Não é qualquer hidratante, mas tem que manter a hidratação adequada para esse tipo de pele. O ideal é o em gel, fórmulas que tenham ativos que podem dar uma secada na pele.” A melhor hora é no início do dia, ok?
Proteja
Protetor solar para pele oleosa é um cuidado essencial porque ela mancha com muita facilidade – e depois, você fica louca tentando descobrir como tirar manchas do rosto.
“Quando inflamada, a acne combinada à exposição solar causa manchas. Para evitar sequelas maiores, recomendo a FPS maior que FPS 30 (chamo proteção de luz pois o protetor também trabalha contra todas as luzes do dia a dia), e trabalhar a causa da hipercromia pós-inflamatória por lesões de acne, para evitar lesões futuras.”
Assim, você não cai em erros no tratamento da acne e nem tem que apelar para tratamentos de acne e manchas.