TRISKLE | O TRIPLO ESPIRAL CELTA

O  Triskle, Triskelion, Triskelle, é um dos mais comuns símbolos Celtas usados na cultura popular, também conhecido como o Triplo Espiral.

 

 

O Triplo Espiral é um símbolo formado por três espirais interligados de uma forma fluída trazendo uma variedade de significados.  Acredita-se que é um símbolo Pré-Celta.  Já é utilizado desde os tempos do período Neolítico, como no túmulo de Newgrange, datado de por volta de 3200 a.C. O símbolo está talhado em vários lugares, especialmente em uma grande pedra na entrada. Foi usado a mais de 2.500 anos antes dos Celtas chegarem à Irlanda. E depois encontrado em manuscritos Cristãos.

Desde que o Cristianismo encontrou o seu caminho até a Irlanda, o Triskelion se tornou símbolo da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Nessa perspectiva podemos ver a temática da natureza cíclica de vida e eternidade. Os antigos Celtas reconheciam dois componentes olhando para um Triskelion:

O primeiro componente lida com a fluidez das “pernas” na aparência do símbolo. Os Celtas consideram como uma indicação de movimento, uma vez que as três “hastes” estão sempre posicionados de uma forma que dão a impressão de estar em constante movimento para a frente. Por isso os Celtas (e outros grupos através da Europa Ocidental que usam o símbolo) associam o Triskelion com a ideia de ação e movimento em frente.

Os Celtas também tem outra maneira de interpretar o Triskelion, focada especialmente no número três. Várias trindades podem ser representadas por este símbolo, dependendo da região, cultura, era e indivíduo.

Espírito, corpo e mente, Pai, filho e Espirito Santo, passado, presente e futuro, Ativo, passivo e neutro etc….Também representado em uma trilogia divina Hinduísta como Criador, Destruidor e Preservador.

Na maior parte das vezes o Triskelion é visto como uma representação dos três mundos da crença Celta: Mundo Celestial, Mundo dos Mortais e Outro Mundo. No Mundo Celestial, o Sol, a Lua, vento e água existem juntamente com outras energias físicas. Humanos, plantas e animais habitam o Mundo dos Mortais. O Outro Mundo é a casa dos Deuses, Deusas e espíritos. Todas estas teorias são aceitas pelos Celtas.

Várias representações do símbolo são usadas até hoje como na bandeira da Ilha de Man, Bretanha e Sicília. Também no uniforme de armas de Wappen Fussen na Alemanha.

  
A arte Celta é impregnada de símbolos entrelaçados que representam a continuidade, a atemporalidade e a eternidade.” Wicca

Inspire-se nas joias exclusivas da Coleção CELTA, criadas e fabricadas por Flavio Crestana.

circulo1

flavioc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s