Artigo da especialista – *Heloiza Muniz*
Para deixar seu chá mais saboroso, a principal dica é adicionar especiarias ou suco de frutas. Além de dar um gostinho diferente e agradável, esses ingredientes possuem propriedades que somadas as dos chás podem potencializar seus efeitos. Confira:
Canela em pau: tem propriedades antifúngicas, antibacterianas, antioxidante, anti-inflamatórias e antiparasitas. Ainda tem o poder de controlar a glicemia. Uma (1) unidade é o suficiente. Ferva-a com a água a ser utilizada para o preparo do chá.
Anis: tem propriedade antisséptica, é aromática, calmante, expectorante, eficaz em casos de bronquites e tosses, alivia o cansaço, melhora a digestão e atua como diurética. Um ou duas (1 ou 2) unidades é o suficiente. Ferva com a água a ser utilizada para o preparo do chá.
Cravo-da-índia: possui propriedades antissépticas, aromáticas, alivia a dor de dente, auxilia na digestão e na redução dos gases. Duas ou três (2 ou 3) unidades são suficientes. Ferva-o com a água a ser utilizada para o preparo do chá.
Gengibre: utilizado contra gases, enjoos e náuseas. É termogênico, ou seja, eleva a temperatura corporal, obrigando o organismo a gastar calorias para baixá-la. Portanto, acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Um pedacinho (2 cm) de gengibre fresco ou desidratado é suficiente. Ferva-o com a água a ser utilizada para o preparo do chá.
Casca de frutas: utilize casca de limão, laranja ou abacaxi. Adicione a casca na água e deixe ferver. A seguir, retire a casca e utilize a água para a infusão do chá.
Suco de frutas: geralmente, os sucos que combinam melhor com o sabor dos chás são de maracujá, limão e abacaxi. Mas, você pode fazer as combinações que desejar e criar novos suchás (suco + chá).
Atenção: evite adoçar seus chás com açúcar, que interfere na ação das propriedades funcionais da bebida e você acaba não aproveitando todos os nutrientes que poderia ingerir. O ideal seria não adoçar com nada – e com a adição de cascas de frutas ou sucos isso realmente não seria necessário. Mas, caso não consiga ingerir o chá puro, prefira adoçantes naturais, como stévia, mel ou melaço. Tente reduzir sua quantidade aos poucos até conseguir excluir os adoçantes dessa bebida. Seu corpo agradece!
Gostaram?
*Heloiza Muniz é nutricionista graduada pela PUC-Campinas, pós-graduada em bioquímica, fisiologia, treinamento e nutrição desportiva pela Unicamp, professional Coach Certification pela SLA Coaching.