CACAU PREVINE PROBLEMAS INTESTINAIS

Conhecido como a matéria-prima do chocolate, o cacau é muito mais do que somente um fruto que dá origem a um doce. Segundo uma pesquisa coordenada por cientistas do Instituto de Ciência, Tecnologia e Nutrição Alimentar (ICTAN) na Espanha, esse superalimento oferece diversos benefícios à saúde e, inclusive, protege o intestino contra a proliferação de células cancerígenas.

Além de fornecer nutrientes básicos e essenciais, como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, o cacau possui alto teor de flavonoides, substâncias que servem de alimento para as bactérias boas que moram no intestino – as chamadas bactérias probióticas, como lactobacilos e bifidobacterias. “Essa alteração que o cacau pode provocar na nossa microbiota, conjunto de microorganismos que moram no intestino, aumentando os bons e reduzindo os ruins, ajuda a evitar crises de constipação, diarreia e doenças inflamatórias intestinais associadas ao câncer, como a colite”, explica a nutricionista Carolina Arbache.

Mas não é só isso: a melhora da microbiota também aumenta a absorção de nutrientes, fortalece o sistema imunológico e ainda evita alergias alimentares. Somente esses efeitos já proporcionam a melhora do organismo como um todo, já que atualmente o intestino é considerado o segundo cérebro ou até mesmo o primeiro, de acordo com alguns especialistas. “Esse órgão é importante para o controle de diversos processos que ocorrem no nosso organismo, assim como o cérebro controla tudo”, conta Carolina.

Depois de conhecer todos esses benefícios, é preciso ter cautela antes de sair por aí comendo chocolate. Veja algumas dicas para garantir os benefícios desse fruto:

  • Prefira chocolates sem açúcar ou com pouco teor (não pode ser o primeiro ingrediente)
  • Evite chocolate ao leite
  • Priorize produtos em que a gordura seja apenas a do cacau (manteiga de cacau)
  • Passe longe de produtos que tenham gordura vegetal hidrogenada

Além do chocolate, outra forma saudável de consumir esse fruto é através do cacau em pó, uma boa opção para substituir o chocolate em pó e achocolatados ricos em leite e açúcar, além de poder ser utilizado em diversas receitas.

Por: MICHELE PRADO

logo-natue

4 comentários sobre “CACAU PREVINE PROBLEMAS INTESTINAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.