Você já ouviu falar da dieta MIND?
Trata-se de uma associação entre a dieta mediterrânea, amplamente difundida por seus benefícios para o sistema cardiovascular, e a dieta DASH, que auxilia no controle da hipertensão. A sigla MIND refere-se a Mediterranean DASH Intervention for Neurodegenerative Delay, ou Intervenção da Dieta Mediterrânea-DASH para o retraso neurodegenerativo, em português. Da dieta mediterrânea tomou-se o consumo de peixes, grãos integrais e vegetais. Da dieta DASH veio a importância do consumo de frutas, outros vegetais e laticínios com baixo teor de gordura.
CARDÁPIO DA DIETA MIND
Baseada numa alimentação saudável, a dieta MIND inclui fontes de carboidratos, gorduras boas, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Para obter todos os benefícios da dieta, é preciso basear o cardápio diário em:
- Vegetais de folhas verdes
- Legumes
- Castanhas e nozes
- Frutas vermelhas
- Grãos e cereais integrais
- Peixes
- Aves
- Azeite
- Vinho tinto
Na dieta MIND alimentos que devem ser evitados são:
- Carne vermelha
- Manteiga, margarina e queijos
- Bolos e doces
- Frituras
- Fast-food
O vinho deve ser ingerido com moderação (de uma a duas taças por dia). Embora apresente em sua composição o resveratrol, importante antioxidante, por conter álcool em doses elevadas pode ser deletério.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA DIETA MIND?
O cardápio proposto pela dieta MIND colabora para a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC). A ingestão regular de frutas vermelhas, como o morango e as berries, é interessante para melhorar a função cognitiva.
DIETA MIND: ALZHEIMER
Recente pesquisa desenvolvida por estudiosos norte-americanos e publicada no periódico Alzheimer’s & Dementia comprovou que seguidores da dieta MIND apresentam 53% menos chance de desenvolver Alzheimer do que indivíduos que não a seguem. Pessoas que seguiram a dieta apenas parcialmente também tiveram menor probabilidade de desenvolvimento da doença (35% menos chance), segundo o estudo.
DIETA MIND EMAGRECE?
Embora o propósito da dieta MIND não seja o emagrecimento, segui-la pode levar à perda de peso, uma vez que se baseia numa alimentação saudável e equilibrada. Manter bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos com regularidade é a melhor maneira de emagrecer de forma eficaz e duradoura.
Fonte: Equipe Natue
Republicou isso em maismaismedicina.
CurtirCurtido por 2 pessoas
❤ Bjs Bjs Linda semana!
CurtirCurtir