SEMENTE DE URUCUM PROTEGE O FÍGADO E AJUDA A EMAGRECER

O urucum é o fruto do urucuzeiro, uma planta originária da América tropical, também conhecido como colorau, urucuba, uru-uva e alçafroeira. Quando triturado se transforma em um pigmento muito utilizado pelos indígenas como protetor do sol e do veneno da mandioca brava, repelente contra insetos e até como tintura vermelha definitiva para a pele [penetra nos poros, por isso não é eliminado].

Apesar de ser conhecido como colorau, é diferente do colorau português, chamado de páprica.
Atualmente o urucum é usado como um corante natural para dar as cores amarela ou avermelhada ao alimento. Possui ação benéfica para o fígado e estômago, além de ter propriedades emoliente, cicatrizante e ação anti-inflamatória.
Como curiosidade, no rótulo de alimentos pode ser encontrado como INS 160b, substituindo corantes sintéticos que são proibidos em alguns países. Ele também é usado em cosméticos.

URUCUM PARA BRONZEAR

Apesar de ser rico em ácidos graxos insaturados e carotenoides, o óleo de urucum não é indicado como bronzeador, já que pode deixar a pele mais alaranjada do que bronzeada e até causar queimaduras.
Para conquistar um bronzeador duradouro e saudável, o recomendado é sempre utilizar protetor solar. O uso de produtos e receitas caseiras não protege a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta, podendo provocar queimaduras de terceiro grau. Além disso, a exposição ao sol sem proteção causa envelhecimento precoce e aumenta o risco de câncer de pele.

URUCUM PARA EMAGRECER

É verdade que a semente do urucum ajuda a emagrecer? Sim é verdade, o urucum tem características que podem ajudar na perda de peso, acelerar o metabolismo, aumentar a sensação de saciedade e diminuir o colesterol ruim (LDL), além de ser diurético. Ele é usado em sementes misturadas na água que você toma em jejum ou até chá das folhas. No entanto, deve ser consumido com acompanhando médico e aliado à alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física.

logo-natue

8 comentários sobre “SEMENTE DE URUCUM PROTEGE O FÍGADO E AJUDA A EMAGRECER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.